Pensa-se que o traje tradicional da Madeira tem influências minhotas, mouriscas, africanas e da Flandres. A sua diversidade verifica-se ao nível do Traje Feminino, possuindo dezenas de variações, enquanto o traje Masculino apenas difere de duas maneiras. No Traje Feminino predomina a cor vermelha. Na ponta do Sol, as mulheres usavam capas (as casadas usavam e cor vermelha, as viúvas azuis).
O vestuário era modificado conforme o estado civil. A casada usava saia e capa de cor negra, com listas vermelhas e um avental colorido.
O Traje Masculino não teve grandes mudanças. Usavam calção branco com franzido sobre o joelho (com elástico ou com cós); a camisa tinha pregas e eram bordadas ou não.
Os homens que viviam nas Serras usavam o jaleco e calças de seriguilha castanha e um barrete de lã de ovelha. Em dias de missa, calças, colete ou casaco de seriguilha preta.
Os homens e as mulheres usavam botas, chamadas botachas ou bota-chã e eram fabricadas em pele de vaca curtida. A parte de cima da bota era virada para fora e descia até ao tornozelo, sendo enfeitada com uma fita vermelha.
Sem comentários:
Enviar um comentário